O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

É incontrovertível que, apesar dos esportes terem um alcance mundial e serem uma grande oportunidade para inclusão social, ele ainda é motivo de diversos obstáculos, geralmente por preconceito, falta de investimentos públicos e estereótipos de quem é qualificado ou não para participar. Ademais, essas dificuldades são heranças e reflexos da Grécia Antiga, que apesar de criar os Jogos Olímpicos, preservava a educação mental e corporal, excluindo diversas pessoas que não tinham os requisitos necessários.
É pertinente ressaltar, inicialmente, que o esporte dá acesso ao combate da vulnerabilidade social e preserva a saúde, capacitando todos os que a praticam. A exemplo disso, o jogador Messi se ingressou no futebol e superou grandes empecilhos, como o autismo, se tornando o melhor jogador do mundo. Porém, por falta de políticas públicas, muitas pessoas desistem por não conseguir arcar com as despesas necessárias, apesar de ser dever do estado fomentar práticas esportivas formais e não formais para os cidadãos, de acordo com a Constituição Federal.
Ainda é válido citar o rompimento de preconceitos e tradições, assim como o da mulher no desporte, que antes considerada por ter um sexo frágil e, consequentemente, ser incapaz de participar, na atualidade vem modificando o cenário do esporte. Rafaela Silva, por exemplo, foi a primeira mulher brasileira campeã mundial do judô, mostrando, nas Olimpíadas, as grandes conquistas das mulheres. Em compensação, apesar do avanço da mulher, ela ainda não tem tanta credibilidade quanto o homem no esporte.
Mediante o elencado, cabe ao Estado promover políticas públicas como o do "Bolsa Esporte", visando que os atletas tenham incentivo à pratica e que tenham como arcar com os custos. Além disso, é relevante que o Ministério da Educação, juntamente com os meios midiáticos e a sua influência, estimulem os esportes nas escolas, com o objetivo de gerar um espírito de união e, consequentemente, uma maior inclusão social. Por fim, assim como dizia Nelson Mandela: "O esporte tem a força de mudar o mundo".
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!