O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

É preciso mencionar que, no século XVIII, num contexto Iluminista, o filósofo Voltaire proclamou os seguintes dizeres: "Posso discordar de suas palavras, mas defenderei, até a morte, o direito de dizê-las". Entretanto, atualmente, esse direito se choca com os discursos de ódio comumente percebidos no Brasil. Nesse ínterim, é preciso analisar como a insegurança perante o diferente e como o advento das mídias sociais contribuem com a problemática.
De início, é preciso considerar como a insegurança diante do diferente colabora com os casos de discurso de ódio em território brasileiro. Isso acontece porque certos grupos, geralmente hegemônicos, têm medo de perder sua Identidade Cultural. Esse fato é potencializado, ainda, pela ascensão das minorias sociais no contexto do século XXI. Sendo assim, adotando uma postura etnocêntrica - aquela em que o indivíduo acredita ter os melhores costumes e a melhor cultura, as pessoas passam a discriminar com discursos preconceituosos os grupos minoritários, visando enfraquecê-los.
Ainda discutindo a problemática, é preciso destacar o papel das mídias sociais nesse tocante. Tal fato acontece pois a Internet proporcionou que os usuários dessem sua opinião sobre os fatos de forma plena. Isso porque há pouco controle do que é postado pelo indivíduo. Dessa forma, se sentindo livre, a pessoa compartilha sua opinião preconceituosa que, muitas vezes, atinge várias pessoas por seu conteúdo discriminatório. Essa, é uma realidade no Brasil, e infelizmente, fere muitos sujeitos, devido a pluralidade que tal território possui.
Fica clara, por conseguinte, a necessidade da articulação de medidas a fim de descaracterizar os atos de discurso de ódio tão presente no país. Para tanto é preciso barrar as atitudes preconceituosas, as quais são, em grande parte, motivadoras de tais discursos. Sendo assim, é de suma importância que o Ministério da Integração Nacional, em parcerias com a mídia televisiva, propague novelas e propagandas com conteúdo de valorização no que tange às minorias sociais. Essa medida com o intuito de reformular a imagem negativas que vários indivíduos possuem quanto a essas pessoas. Somente assim, o preconceito sofrerá uma significativa redução, e os discursos de ódio deixaram de ser uma realidade tão marcante no Brasil.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!