O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

O mal do século
Segundo Rousseau, "o homem nasce livre e por toda parte encontra-se acorrentado". Apesar de ter vivido no século XVIII, suas ideias sobre sociedade encaixam-se perfeitamente na vida moderna. Com a revolução técnico-científico-informacional , é fato que várias melhorias foram acarretadas no cotidiano da população. Porém seu lado obscuro traz à tona doenças da mente, como a ansiedade e a depressão .
A busca insaciável por sucesso e estabilidade financeira associa-se à uma realidade em que bens de consumo são sinônimos de felicidade. Por conseguinte torna-se impossível suportar a ideia de fracasso e é nessa hora que a tristeza e a solidão tomam conta do ser. O Brasil, por exemplo, é o país mais deprimido da América Latina e o terceiro no mundo, segundo a OMS. O país está em desenvolvimento e com isso a pressão por melhorias na qualidade de vida em comparação com a geração passada só aumenta.
Além disso, a vida e o corpo perfeito mostrado nas mídias sociais fazem com que muitos jovens sintam-se inúteis e fracos quando diferente de tal realidade. É importante notar que a depressão atinge jovens e adultos na mesma proporção, diz a OMS, e quando instaurada na infância ou adolescência ainda há riscos de distúrbios agravantes como bipolaridade e insônia, dados do site Doutor Dráuzio Varella.
Ademais, é necessário deixar claro a seriedade com que a depressão e a ansiedade devem ser tratadas na sociedade. A depressão já é encarada como a doença do século XXI, sendo uma enfermidade grave responsável por um a cada dois suicídios consumados no mundo, pelos relatos da OMS. As pessoas precisam entender que a falta de empatia com as doenças psicológicas podem ser fatal para quem está mal.
Com base nos dados acime e como disse Rousseau, tentar se libertar das correntes que aprisionam a mente é essencial para o bem estar de todos, ajuda profissional e terapia são o melhor caminho. Deve-se sempre lembrar que o mais importante é a felicidade e a realização do indivíduo e não uma vida baseade em tentar provar a perfeição para a sociedade.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!