O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

O livro Iracema, de José de Alencar, marca um período em que buscava-se modificar a imagem indígena idealizada pelos colonizadores, em 1500. Porém, nem mesmo um movimento literário tão forte foi capaz de atenuar a ideia de soberania do homem branco, que ainda persiste na sociedade atual. Analogamente à isso os direitos básicos do povo nativo vem sendo deixados de lado, calando suas vozes e silenciando sua identidade.
Em primeiro plano, o pensamento colonizador resiste no século XXI. De modo que, ao subjugarmos a cultura indígena, considerando-os como selvagens, colocamos em segundo lugar a sua participação na sociedade. Prova disso é o fato de classificarmos a língua portuguesa como oficial enquanto a linguagem nativa se restringe à dialeto. Dessa maneira impede-se o trabalho de difusão e conservação da cultura nativa realizado pelas ONGS nacionais. O problema, porém, não se resume somente à isso.
Outrossim, os índios têm de lutar por terras que lhes são garantidas pela constituição de 1988. Isso ocorre, principalmente, por causa dos latifundiários que buscam aumentar suas fronteiras agrícola e pecuária nas terras pertencentes aos índios, que não foram demarcadas oficialmente, e para isso, usam de meios violentos para expulsar os nativos. Exemplo disso é o recente conflito dos fazendeiros com tribo Guarani Kaiowá, que deixou centenas de mortos no Mato Grosso do Sul. Estes, morreram defendendo o que acreditavam lhes pertencer.
Urge, portanto, a necessidade de medidas que mitiguem o problema. Por conseguinte, assim como na biologia, o mutualismo é a relação harmoniosa em que dois indivíduos agem em conjunto para haver retorno positivo, também é indispensável a ação da Fundação Nacional do Índio e do Governo, não só para demarcar o território de cada tribo , mas também para determinar uma faixa de terra ao redor de cada propriedade indígena a fim de preservar a segurança dos índios, impedindo o avanço da fronteira agropecuária para dentro das terras demarcadas. Assim impulsionar- se-á o trabalho das ONGs na preservação e expansão da cultura do Índio para mais que 19 de abril.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!