O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Fake News

No universo de "Arrow" série da CW, a chefe de gabinete do prefeito Queen solicita a uma hacker que implante falsas evidências no computador da jornalista Susan Wiliams, evitando que a real identidade do arqueiro seja descoberta. Tal ato beneficia o prefeito, mas faz Susan perder o emprego. Fora da série, a disseminação em massa de notícias falsas está em constante pauta no país, e podem tanto prejudicar cidadãos de bem, quanto servir de artifícios para políticos. Nesse sentido convém analisarmos as principais causas do problema.
É indubitável que as redes sociais são os principais meios de propagação das fake News. Ambiente esse em que as notícias se espalham em questão de segundos, chegando a alcançar um enorme número de pessoas. Conforme uma pesquisa realizada pela BBC News Brasil verificou-se que grupos de WhatsApp são os principais vetores no repasse de notícias falsas. Ademais, segundo o filosofo grego Aristóteles o menor desvio inicial da verdade multiplica-se ao infinito à medida que avança. Ou seja, quanto mais as pessoas compartilham notícias, mais elas se propagam, sendo elas verdadeiras ou não.
Outrossim, o uso de mentiras para difamar ou elogiar determinados partidos e candidatos não é de hoje, essa ?? estratégia política?? já era aplicada por históricos líderes políticos como, Hitler, Stalin e Getúlio Vargas que manipulavam notícias para ludibriar a população e enaltecer seus governos. Joseph Goebbels ministro da propaganda no governo nazista, afirmou que uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade. Por isso devemos ter o cuidado de verificar uma notícia antes de passa-la a diante.
É evidente, portanto, que o termo pós-verdade onde as pessoas tomam algo como verdadeiro baseando-se apenas em suas crenças, nunca esteve tão presente na sociedade brasileira. Em vista disso é preciso que o MEC realize uma intervenção educacional, instituindo nas escolas e comunidades cursos de educação digital, neles os cidadãos receberiam dicas para detectar fake News como, ler além do título, checar autores ou procurar especialistas. Assim, seria possível a construção de uma sociedade mais crítica. Coincidentemente, os próprios meios de comunicação deveriam criar parcerias com agencias de fact-checking, que nem a empresa Lupa a qual checa a veracidade de notícias. Dessa forma, a incidência das fake News diminuiria consideravelmente.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!