O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: O atual panorama da impunidade no Brasil

"Nas favelas, no Senado, sujeira pra todo lado, ninguém respeita a constituição, mas todos acreditam no futuro da nação". Na música do Renato Russo, é retratada o cenário caótico do Brasil em 1987. Entretanto, de lá pra cá, não houve mudanças significativas nessa realidade, pelo contrário, os casos de corrupção e impunidade são cada vez mais frequentes. Nesse contexto, os desafios ainda encontrados pelo país consistem em parte: na fragilidade da justiça que demora em solucionar os crimes e na formação sociocultural brasileira fomentada pela ideia da não punição.
É importante pontuar que a demora que os processos criminais são finalizados é um dos maiores fomentadores da impunidade. Isso porque, no Brasil o prazo é mais do que o dobro se comparado com países como os EUA, onde o prazo em média é de 2 anos até a solução definitiva dos crimes. Decorrente disso, a ideia de "não ser castigado", fortalece aqueles de má índole a cometerem mais crimes, muitas vezes não só contra um individuo, mas contra todo o povo brasileiro. Exemplo disso são os inúmeros casos de "mensalões", que envolvem desde os secretários até o topo da hierarquia governamental, que tiram dos cofres públicos cerca de 20 bilhões por ano.
Atrelado a essa realidade, a prática da corrupção é expressiva no cotidiano da sociedade. Haja vista, que o brasileiro nasce ouvindo que todo político é corrupto e que os ladrões nunca pagam pelos seus atos.Com isso, observa-se o crescente número de crianças e jovem na criminalidade e menos engajados nos projetos de educação, política e social.Vale pontuar ainda, que a desigualdade social é um dos agravantes para que essa realidade ganhe mais espaço no Brasil.Exemplo disso, pode ser notado na superlotação da Fundação Casa, que é mais crítica no Nordeste brasileiro, considerada pelo IBGE, como a região mais desigual do pais e com índice de analfabetismo ainda elevado.
Contudo, é inegável que a impunidade na atual conjuntura brasileira, exige mudanças urgentes. Desse modo, cabe às famílias junto às escolas e ao Estado, criarem mecanismos que minimizem a problemática, por meio de palestras e debates nas escolas e nas ruas, a população seja incentivada desde pequena, a valorizar o caráter, o coletivismo e a ética. Além disso, o Estado deve reforçar as políticas junto ao Ministério Público, acerca de programas que busquem a transparência, coerência e a rapidez nos processos criminais sem distinções ou privilégios. A fim de diminuir os crimes impunes, garantir a igualdade social e que a nação volte a acreditar que o Brasil pode sim, ser um país honesto.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!