O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

TEMA:MOVIMENTO EMIGRATÓRIO ENTRE JOVENS BRASILEIROS

No que se refere a movimentos emigratórios entre jovens no Brasil, é possível afirmar que aumentou nas últimas décadas. Isso é influenciado pela crise econômica e estrutural que o país enfrenta atualmente. Entretanto, devemos debater formas de manter e incentivar os jovens a permanecer no Brasil.
Em uma primeira abordagem, devemos ressaltar que 6 em cada 10 jovens na faixa de 18 a 27 anos deseja sair do Brasil, segundo pesquisa realizada pelo jornal "O globo" de São Paulo. Os principais motivos são: insegurança nas ruas, instabilidade política e financeira e falta de investimento em projetos de desenvolvimento científico. Além disso, a burocratização e os altos impostos espantam os investidores em pesquisa a longo prazo, pois o Brasil é conhecido internacionalmente por ser o que mais cobra impostos no mundo.
Em uma análise mais profunda, é notório que os jovens buscam migrar para países de primeiro mundo, como: Estados Unidos, Portugal e Espanha destinos que proporcionam uma boa absorção de mão de obra qualificada e ao mesmo tempo enfrentam problemas de envelhecimento de sua população economicamente ativa. Dessa forma, optam por dar incentivos financeiros para estrangeiros residirem e trabalhar no país, caso de Portugal, por exemplo. Partindo desse pressuposto, podemos traçar uma analogia entre os jovens brasileiros e o povo da era paleolítica, pois os dois se movimentam de um lugar que já se esgotou os melhores meios de permanência e partem para uma região melhor.
Visto o exposto, portanto, os Ministérios do Desenvolvimento e Economia devem promover projetos de permanência aos jovens no Brasil, por meio de incentivos fiscais e desburocratização para financiar pesquisas inovadoras, por exemplo, promover oficinas e feiras de ciências semestralmente em colégios. Além disso, proporcionar isenções fiscais para empresas que deem oportunidade para o público juvenil. Espera-se com isso minimizar a saída de jovens no país.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!