O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: Desperdício de alimento no Brasil

Um dos principais responsáveis pela crise da baixa idade média foi a fome que se instituía em grande parte da população daquela época. Nesse contexto, séculos se passaram e houve uma inversão dessa ideia, uma vez que o mal planejamento da indústria alimentícia e a falta de conscientização dos cidadãos, resulta em grandes desperdícios de alimento no Brasil. Sendo necessárias intervenções para resolver a questão.
Nesse sentido, segundo Viviane Romeiro, coordenadora de mudanças climáticas do World Resources Institute, atualmente o Brasil se encontra entre os 10 países que mais perdem e desperdiçam comida do mundo, tendo em vista que desperdiça cerca de 41 mil toneladas de alimento por ano. Além disso, o agricultor, geralmente para suplantar suas percas geradas por esse problema, sobe os preços de suas mercadorias, o que resulta diretamente no bolso dos consumidores.
Entretanto, muitos problemas dificultam a resolução do impasse. A precariedade das estradas e ferrovias em conjunto com o mal planejamento tanto dos agricultores, quanto dos comerciantes, no que se refere a disponibilizar a comida o mais rápido possível e distribuí-la em áreas geograficamente maiores, resulta em um dos grandes agravantes do problema. Outrossim, a falta de conscientização da população também é um acentuador da questão, uma vez que muitas vezes por a comida estar meio escura a pessoa opta por não compra-la ou até mesmo compra de maneira excessiva, gerando assim cada vez mais desperdício.
Portanto, medidas são necessárias para resolver a problemática. Cabe aos representantes do governo, uma maior manutenção das estradas e ferrovias brasileiras, assim como uma maior preparação dos agricultores e comerciantes, por meio de palestras e seminários que auxiliem no planejamento de suas vendas, para que a comida seja disponibilizada de maneira mais eficiente. Também cabe aos governantes em consonância com a mídia socialmente engajada, a criação e divulgação de campanhas midiáticas governamentais, por meio da televisão e internet, a fim de conscientizar a população a não desperdiçar alimento. Para que assim o Brasil gradualmente deixe de desperdiçar tanta comida e, consequentemente, isso deixe de ser um problema no bolso dos brasileiros.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!