O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Em 2011 Wellington Menezes, ex-aluno e vítima de bullying voltou à escola em que estudou no Rio de Janeiro e atirou nos alunos que lá estavam, deixando vítimas mortais, após o feito ele suicidou-se. A prática do bullying nas escolas infelizmente ainda acontece e leva a esse e outros efeitos. Entre eles o aumento da violência extramuros e o desenvolvimento de problemas psicológicos pelo agredido.
O bullying nas escolas causa um aumento na violência fora dela. Exemplo disso é o cyberbullying que ocorre por meio de redes sociais com humilhações e exposições do agredido. Porém essa agressão não ocorre apenas online, sabe-se que as vítimas, muitas vezes,são mortas após serem espancadas pelos praticantes do bullying que agridem fisicamente colega, fora do meio educacional, por enxergarem nele alguma diferença como peso, cor da pele, altura e até mesmo o desempenho escolar. Toda essa violência é fruto da ignorância.
Além disso, um de seus efeitos também é o surgimento de patologias na vítima. Tornou-se algo recorrente e extremamente triste o suícidio entre estudantes, isso se deve, principalmente, ao bullying que acontece diariamente nas escolas e leva o individuo agredido à desenvolver doenças como fobias e depressão, muitas vezes levando o aluno à abandonar a escola. O que reflete o alto índice de abandono escolar nos últimos anos.
Portanto, medidas para reduzir ou até mesmo erradicar o bullying são necessárias. O governo federal deve direcionar investimentos para projetos de inclusão nas escolas, pois assim eles poderão melhorar a convivência entre os estudantes, mostrando suas diferenças e como isso é totalmente normal. Também, é de estrema importância que a sociedade como um todo esteja engajada na luta contra o bullying, educando seus filhos de maneira correta e sem intolerâncias ou preconceitos, pois um dos ensinamentos que a filosofia nos traz é que tudo que é ideológico pode mudar, só depende de nós.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!