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No seriado "Atypical", da Netflix, é contado a história de um jovem autista, relatando seus problemas diários de inclusão na sociedade. Equidistante, percebe-se que isso é um problema vigente na realidade da nação em desenvolvimento.Nessa perspectiva, nota-se que seja pelo desconhecimento ou a um ambiente escolar despreparado, essa problemática encontra-se enraizada no país.

Em primeira análise, é válido salientar o desconhecimento do TEA - Transtorno do Espectro Autista- como promovedor da temática. O pedagogo Paulo freire falava em uma "cultura de paz",evidenciando o papel do debate na exposição de injustiças, incentivando a colaboração, a convivência com o diferente, a tolerância. Logo, o não debate sobre os aspectos do transtorno, gera falaciosamente o preconceito com os seus portadores. Por conseguinte, os autistas se vêem excluídos, sem oportunidade de interação na social e inserção do mercado de trabalho.

Outrossim, destaca-se a questão de escolas despreparadas, como um dos entraves para a educação e socialização das crianças autistas. Consoante a teoria de John Locke, o ser humano é uma tela em branco, preenchida de influências e experiências. Logo, a falta de especialização dos professores, somados a estruturas inadequadas, corroboram para a piora no desenvolvimento do transtorno, bem como a evasão escolar. Consequentemente, deixando-os à margem da sociedade. À vista disso, é necessário a mudança no país para reverter tal contexto.

Fica evidente, portanto, que os desafios da inclusão dos autistas no Brasil precisam ser mitigados. Dessa forma, cabe ao Ministério da Educação, por meio de mídias, a promoção de uma campanha sobre as características do transtorno, como entrevistas em jornais com autistas, apresentações artísticas e atividades lúdicas, envolvendo a família, a fim de promover a tolerância,o respeito à diversidade e os incluindo do âmbito social. Ademais, é dever do Poder Público aumentar os investimentos na qualificação dos educadores, e otimizar estruturas escolares para que essas atendam integralmente os alunos, tratando com prioridade, a fim de que eles possam se desenvolver e viver em sociedade. Assim, com essas ações somadas no presente, poderá se modificar todo o corpo social brasileiro.
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