O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

COMO GARANTIR A EFICÁCIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL?

Segundo o escritor Machado de Assis," a vida sem luta é um mar morto". Ele assevera que as mudanças só serão alcançadas se o indivíduo buscar e persistir na transformação. Contudo, as manifestações sociais, sobretudo no Brasil, são desclassificadas por muitos indivíduos, visto que muitas delas são relacionadas a atos que refutam o princípio do movimento, deixando-o, dessa forma, sem crédito. Assim, as mudanças não são alcançadas e o povo sofre0000 aquele que deveria ser protagonista da nação é "deixado de lado" e desencorajado pela transformação.
Em primeiro plano, o indivíduo insatisfeito com o Estado, a fim de obter mudanças, faz manifestações. Consoante ao acontecimento de 2013 durante o Governo Dilma, uma vez que a tarifa do transporte público foi aumentada, porém muitos brasileiros foram às ruas para badernar e comercializar sem saber o porquê das rebeliões, reforçando a conclusão e a causa de muitos de muitos movimentos sociais não serem efetivados e receberem a devida atenção. E, dessa forma, infelizmente, os indivíduos se tornam alienados e acomodados com a precariedade do sistema.
Além disso, a sensação de impotência gerada por esses momentos oprime a busca pela permanência na participação política e a esperança em melhorias para o país. Segundo o escritor Oscar Wilde," a insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou uma nação." Certamente, a mudança é uma consequência dos movimentos e da luta, portanto, a busca pela transformação é o "start" para o futuro da nação, embora, infelizmente, não seja o foco de todo cidadão brasileiro, uma vez que a mudança é assustadora para muitos, sobretudo para quem dita as regras e quer despreocupação e estabilidade.
Entende-se, portanto, que os movimentos sociais são importantes para as mudanças e, nesse sentido, devem ser priorizados e efetivados. A fim de atenuar esse problema, a sociedade deve promover a explicação e o objetivo das greves e manifestações, gerando conhecimento político, por meio de cartilhas, grupos nos bairro e páginas nas redes sociais, visto que são alternativas para pluralizar a informação gerar entendimento para todos, de modo que os menos escolarizados sejam incluídos e opinem, segundo a democracia assegura. Assim, haverá melhorias no país e os movimentos sociais serão aceitos e discutidos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!