O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

A primeira aparição de energia elétrica, gerada por uma hidrelétrica, foi em 1878 na Inglaterra. O Brasil aderiu a ideia anos depois, em 1889. Apostou-se neste meio de geração de energia pelo fato do Brasil possuir um vasto potencial hídrico. Porém, como sabemos que neste meio de produção de energia, a base é a água, ou seja, recurso natural finito e não renovável, este meio está com os seus dias contados.
As hidrelétricas no Brasil, correspondem à cerca de 90% da energia elétrica total produzida no país. Só temos este percentual tão elevado pelo forte investimento em hidrelétricas e também pelo alto preço comercial que fontes de energias renováveis possuem no mercado. O alto preço dessas tecnologias está diretamente ligada ao fato do Brasil importar tecnologia ao invés de criar à sua própria tecnologia.
Além disso, é de suma importância sabermos o mal que a construção de represas geram para a fauna e a flora de um determinado local. Quando é construída uma barragem, para represar à água, é necessário que se remova praticamente toda vida que existe naquele local, sem dizer que o represamento também altera o nicho ecológico de vários animais, sejam eles aquáticos ou terrestres.
Visto que a geração de energia por meio de hidrelétricas traz consigo alguns graves problemas, é necessário o investimento em tecnologias por parte do Ministro de Ciências e Tecnologias. Com a criação da nossa própria tecnologia, o custo de uma fonte renovável será menor e facilitará a instalação destes meios por parte da sociedade brasileira. Deste modo, o número de energia gerada por hidrelétricas irá reduzir e os prolemas ambientais serão reduzidos, com isso, iremos dar ao nosso planeta mais alguns anos de vida.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!