O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

A arte e o esporte, quando pensado, principalmente, priorizando como ferramenta de inclusão, gera impactos demasiadamente positivos na sociedade brasileira. Por essa razão, é necessário colocar em debate, o papel da Arte e do Esporte como instrumento de inclusão social.
Certamente, o esporte é essencial para se obter um corpo saudável e, consequentemente, ter uma alta expectativa de vida. Além disso, o esporte também é uma ferramenta educacional, na qual visa ao desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e pessoas com necessidades especiais, já que qualifica competências técnicas, sociais e comunicativas importantes para o processo de desenvolvimento individual e social.
Outrossim, a arte também é um aparelho educacional, uma vez que ocasiona reflexão crítica e conscientização nas pessoas para obter o entendimento da perversidade das mazelas sociais, como pobreza, desigualdade racial e de gênero. Por conseguinte, possibilitando a visibilidade às pessoas excluídas socialmente. Nesse viés, produzindo nos indivíduos a vontade de mobilização para acabar com as mazelas que afetam a sociedade.
Fica claro, portanto, que para alcançar a inclusão social no Brasil, é necessário usar a arte e o esporte como ferramentas. Nesse sentido, o Governo Federal precisar criar mecanismos para atrair crianças e adolescentes ao esporte, no qual pode ser feito através de cotas esportivas nas universidades, com o intuito de incentivar os indivíduos a participar dos processos educacionais e, consequentemente, colocá-los no ensino superior. Paralelamente, o Ministério da Educação em conjunto com as universidades e escolas devem realizar a conscientização da população, com a finalidade de mostrar a perversidade das mazelas sociais e promover uma mobilização social crítica, que pode ser feita por meio da arte, como a literatura e a música, por exemplo, a Unicamp, que colocou a leitura obrigatória do álbum "Sobreviver no Inferno ", dos Racionais, que mostra a desigualdade racial. Dessa maneira, o Brasil irá ter uma completa inclusão social.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!