O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

TEMA: O CONSUMISMO EM QUESTÃO NO BRASIL

O consumo exagerado surgiu a partir da primeira Revolução Industrial, uma vez que os processos industriais possibilitaram o aumento da produção e do consumo, mudando definitivamente as relações entre o ser humano e as suas necessidades materiais. Atualmente, o consumismo representa um desafio a ser enfrentado de forma mais organizada pela sociedade brasileira. Nesse sentido, convém analisar as principais causas, consequências e possível solução relacionada a essa problemática.

Em primeiro plano, destaca-se a influência da mídia como umas das principais causas do consumo exagerado. Tendo em vista a pesquisa feita pelo instituto Akatu em 2018, 76% dos entrevistados não praticam o consumo consciente, logo, é urgente a situação do consumismo no Brasil, visto que por meio das publicidades excessivas presentes na mídia diariamente, a população é influenciada a comprar cada vez mais produtos. Nesse sentido, é inaceitável que a mídia continue agindo de forma totalmente irresponsável e gerando alienação social, pois incentiva a compra de produtos desnecessários, faz pensar que esse ato não possui consequências e fortalece o padrão de "ter" como forma de superioridade.

Outrossim, destaca-se a degradação do meio ambiente como uma das principais consequências do consumismo em nossa sociedade. Segundo o relatório Planeta Vivo, a população mundial já consome 30% a mais do que o planeta consegue repor. Dessa forma, o consumismo representa um impedimento para a preservação do meio ambiente, gerando grandes quantidade de lixo, poluição e também usando de forma irresponsável matérias primas, portanto, é inconcebível que não se tenha medidas eficazes de redução dessa problemática implantadas no Brasil, o que facilita que essa prática continue na população, pois a mesma não tem a informação necessária para a mudança dessa problemática.

Desse modo, o consumismo requer medidas mais efetivas para ser amenizado. Portanto, a mídia deve diminuir o número de publicidades que levam ao consumo demasiado e falar mais sobre essa problemática e as suas consequências, por meio de comerciais realistas, e que mostrem a atual situação do meio ambiente e a responsabilidade dos consumidores nisso, com fotos e vídeos incentivantes com relatos de pessoas que praticam o consumo consciente. Para que assim, a população perceba os perigos do consumo exagerado e que esse ato diminua em nossa sociedade.


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!