O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Há alguns anos a brincadeira popular "telefone sem fio", trazia como objetivo repassar uma mensagem de uma pessoa para outra sem alterá-la. Entretanto, no fim do trajeto a informação já havia sofrido inúmeras alterações. Com isso, surge a problemática da "fake News" que persiste intrinsecamente ligada a realidade do corpo social, seja pela disseminação em massa de notícias falsas colocadas na rede, seja pelo fato das pessoas não verificarem a veracidade das publicações.
É indubitável que a divulgação de falsas informações vem se intensificando ao longo dos anos. Durante o período do império Justiniano, Procópio, um historiador bizantino do século VI, escreveu um texto e ali espalhou "fake News" difamando o imperador. De maneira análoga, é possível perceber que o processo de disseminação de informações fraudulentas consolidou-se na sociedade e embora date de séculos passados, ainda são encontradas dificuldades para identificar os percussores responsáveis por espalhar esses boatos. Desse modo, destaca-se a importância de meios para detectar os indivíduos que espalham esses falsos boatos.
Outrossim, ressalta-se a falta de cuidados das pessoas ao compartilharem algum tipo de publicação na internet. Segundo o site de entretenimento UOL, a cada 50 notícias compartilhadas no Facebook, 33 são de origens falsas. Com efeito, observa-se que é constante a circulação de publicações com carácter duvidoso ,na web, sem que haja à preocupação dos usuários de verificarem a fonte das informações. Assim, a atitude despreocupada das pessoas em relação a circulação dessas inverdades na rede, funcionam como impulsionadoras dessa problemática.
Evidencia-se, portanto, a necessidade de medidas para reverter a dispersão da "fake news" e a falta de cuidado dos usuários de internet. Afim de atenuar o problema, o Estado, junto as mídias online, devem monitorar e identificar os responsáveis por gerar falsos boatos, bloqueando suas contas e punindo esses indivíduos, além de aplicar campanhas na internet auxiliando as pessoas à como identificar noticias falsas e incentivando a denunciarem. Dessa forma, esse fato social será gradativamente minimizado.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!