O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: As barreiras enfrentadas pelas pessoas com microcefalia.

Em 2016, o Brasil enfrentou uma epidemia de Zika vírus, que deixou o país em estado de alerta. O vírus, que apresentava sintomas parecidos com os da dengue, se tornou ainda mais preocupante, pois esse, afetava a formação do cérebro de crianças na gestação. Desde então, o termo microcefalia foi nacionalmente debatido como algo novo, porém, já existiam casos desta condição que antecedem a epidemia de Zika. Desta maneira, é fundamental discutir as barreiras enfrentadas por essa minoria e suas famílias, que permanecem isolados da sociedade.
Em primeiro plano, a microcefalia não afeta apenas a criança. Uma vez que muitas famílias descobrem a condição apenas no momento do nascimento, a rotina de toda a estrutura familiar muda, principalmente a da mãe. Além disso, a criança com microcefalia apresenta problemas no sistema nervoso, tornando o cuidado exclusivo necessário. Como resultado, essas mulheres precisam largar seus empregos, depender do auxílio familiar e governamental, se dedicar aos cuidados especiais exigidos e ainda enfrentar os efeitos do isolamento social.
Somado a isso, uma criança com necessidades especiais depende de profissionais habilitados. Apesar do Brasil já se preocupar com o assunto, o número de técnicos ainda é baixo, tornando o acesso aos fisioterapeutas, nutricionistas, médicos e fonoaudiólogos qualificados em microcefalia muito restrito. Com efeito, o desenvolvimento daquele infantil é comprometido e suas chances de ter uma vida social são diminuídas.
Em síntese, é imprescindível que o Estado crie programas de assistência às famílias. Seja por auxílios financeiros, como bolsa salários para os casos confirmados, seja por visitação domiciliar de profissionais da saúde. Somado a isto, o Ministério da Saúde deve criar cursos técnicos para qualificar e reciclar os agentes com as novidades sobre a microcefalia. Para finalizar, as prefeituras precisam criar um programa de assistência social para acompanhamento do indivíduo.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!