O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

TEMA: A importância da vacinação no Brasil

Descoberta no final do século XVIII por um médico inglês, a vacina é um processo de imunização ativa essencial para a prevenção de inúmeras doenças. Embora o Brasil conte com um amplo programa de vacinação gratuito pelo SUS, vem sendo observado uma diminuição da adesão popular a essa prática, o que gera a possível volta de enfermidades erradicadas. Nesse sentido, movimentos antivacina e o menor investimento do Governo propiciam esse cenário.
Originados na Europa e Estados Unidos, os movimentos antivacina consistem em pais que se recusam a vacinar seus filhos alegando que os efeitos da imunização são muito prejudiciais. No entanto, essa atitude aparentemente inofensiva tem consequências graves. Quanto menos pessoas são vacinadas, mais exposta está a população a ação de doenças supostamente erradicadas. Com isso, novos surtos de caxumba, sarampo, rubéola são observados no país.
Ainda, existe outro fator que agrava essa situação: o descaso do Governo. Segundo Aristóteles, "política é a arte de gerir a pólis visando o bem comum". No entanto, os políticos brasileiros não vêm seguindo o ideal aristotélico. O investimento insuficiente em campanhas de vacinação aliado a baixa propagação das mesmas influenciam na diminuição da adesão popular a vacina, já que a população não recebe todas as informações necessárias.
Com isso, é possível perceber que as mobilizações antivacina e o baixo envolvimento do Estado propiciam a pequena aceitação popular a imunização. Para resolver esse problema, o Governo deve potencializar os programas de vacinação, através de maior investimento nesse setor, aumento da propaganda das campanhas de imunização e organização de palestras informativas sobre os benefícios desse processo, de forma a conscientizar as pessoas e aumentar a adesão popular. Assim, as doenças erradicadas não irão voltar a aparecer.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!