O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Para o psiquiatra e escritor brasileiro Augusto Cury, ''a depressão é o último estágio da dor humana''. A frase permite uma análise acerca dos malefícios causados por essa doença que, se não for devidamente tratada, pode levar o indivíduo a tirar sua própria vida. Nesse contexto, é válido analisar a maneira como o suicídio entre jovens cresce no Brasil, sendo necessário intervenções para resolver o problema.

Convém salientar, inicialmente, que o contínuo avanço das relações capitalistas, impulsionado após o fim da Guerra Fria, é um elemento determinante para o aumento da problemática. Tendo em vista esse aspecto, no mundo contemporâneo, as diversas e, muitas vezes, exageradas formas de cobrança - no ambiente laboral, educandário e social - impulsionam o surgimento de novos casos de depressão, sobretudo de jovens que, de acordo com a Psicologia, são as maiores vítimas desse contexto, uma vez que as diversas mudanças - inclusive hormonais - enfrentadas por esse público, propiciam uma maior vulnerabilidade a essa doença, que pode ocasionar o suicídio.

Em segunda análise, é importante destacar que, na Idade Média, a melancolia era vista como fruto da possessão demoníaca e, os padecedores, na maioria das vezes, eram perseguidos e mortos. Por conseguinte, esse preconceito permanece, embora velado, em boa parte do tecido social, que julga a depressão como resultado da fraqueza do indivíduo. Essa discriminação colabora com a permanência dessa questão.

Diante dos fatos supracitados, é imprescindível que o Governo Federal destine maiores investimentos à construção de mais clínicas especializadas em doenças psicológicas, com o fito de que os pacientes gozem de um tratamento gratuito e de qualidade. Além disso, em parceria com a mídia, as ONGs (Organizações Não Governamentais) devem propagar maiores informações acerca da temática, enfatizando as consequências negativas geradas pelo contexto e a importância da intervenção medica, no intuito de que o preconceito social seja amenizado e o combate à problemática seja fomentado. Dessarte, é possível solucionar o impasse.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!