O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

O quadro "A Tragédia" de Picasso, retrata uma cena triste na qual uma família está descalça e com frio, apresentando um semblante de fome. De maneira análoga, os inúmeros moradores de rua passam por uma situação semelhante a da obra, seja pela negligência da sociedade, seja pela inoperância estatal.
A fim de compreender melhor o problema, é indubitável que a sociedade é um dos principais fatores para o aumento de moradores de rua no Brasil. Nesse contexto, é relevante ressaltar que a família e o meio social influenciam na vida de um ser humano, percebendo-se que a violência no lar é um motivo forte para ir morar na rua, já a sociedade atual capitalista e preconceituosa, ataca fortemente pessoas com ideais diferentes, causando aumento na margem de pessoas que moram na rua por motivos sociais. Com isso, vê-se que o assunto abordado progride pois a família é a base primordial do ser e viver em sociedade colabora para o seu crescimento.
Por outro lado, sabe-se que a política nacional para a população em situação de rua, falhou. Nesse âmbito, faz-se necessária a avaliação das leis de proteção, primeiramente no que se refere à Constituição Federal de 1988, na qual consta suporte e proteção aos desamparados, por parte do estado. Logo, é visto que a teoria deturpa na prática, visto que 31.722 pessoas estão em situação de rua, algo que não ganha destaque na mídia e não possui apoio em massa. Além disso, moradores de rua sofrem com a violência urbana, a falta de respeito, a falta de alimento e higiene adequada, esse fato complementa as mortes de moradores de rua que deveriam ter ajuda do estado brasileiro.
Diante desses impasses, necessita-se , urgentemente, que o Ministério da Justiça em conjunto com o poder legislativo, adicione leis de amparo aos moradores de rua e ainda o Mec, juntamente com o Suprema Tribunal Federal insira cotas para moradores de rua que desejam entrar na universidade. De acordo com Albert Camus, não há ordem sem justiça, destarte, é imprescindível que o governo federal por meio da defensoria pública, adicione oportunidade de emprego remunerado a essas pessoas e, o Tribunal de Contas da União disponibilize capital para ser investido na construção de abrigos, aumentando a qualidade de vida e se opondo à triste obra de Picasso.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!