O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Sob a perspectiva filosófica de São Thommas de Aquino, todos os indivíduos de uma sociedade democrática possuem a mesma importância, além dos mesmos direitos e deveres. No entanto, sua relação dialética é rompida quando a quantidade de noticias falsas, conhecidas como "fake news", crescem de forma significativa ao longo dos últimos anos. Prejudicando as relações sociais.

É primordial ressaltar que na Era Clássica, Sócrates já combatia o ensino calunioso dos Sofistas. Por conseguinte a Revolução técnico científica do século XX, fomentada pela Revolução Industrial, trouxe novas formas de comunicação, inserindo na sociedade um modelo mais rápido, prático e barato que foi rapidamente aderido pela população. Contudo, as notícias falsas foram inseridas nesse meio, sendo responsaveis por denegrir a credibilidade do jornalismo, em troca de obter atenção do telespectador.

Além disso, um estudo realizado pela agência de Comunicação Corporativa, por meio do aplicativo BonusQuest, em novembro de 2017 indicou que 42% dos brasileiros admitem ter compartilhado noticias falsas sem antes checar-lás. Pensando nas consequências, pesquisadores em tecnologia da PUCRS, estão desenvolvendo um aplicativo que emitem sinais sobre a veracidade das noticias. Outros, desenvolveram uma "vacina" psicológica para ajudar pessoas a detectar falsas informações como analisar a fonte, verificar o autor, para assim obter certeza sobre a noticiaa antes de divulgar-la.

Dessa forma como já afirmou Thommas Hobbes: " O Estado nasceu para evitar o caos gerado pelos seres humanos". Tendo como base essa afirmação, torna- se evidente a necessidade do Governo investir no desenvolvimento de tecnologias, para checar as notícias. Somado à isso, deve haver o desenvolvimento de campanhas de conscientização dos jornalistas e usuários dos meios de comunicação, ressaltando a necessidade de averiguar a origem da notícia. Com medidas como estas, será possível a construção de meios de comunicação mais seguros, quanto a verdade jornalística.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!