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O século XXI chegou e trouxe consigo mudanças que transformaram abruptamente a maneira de ser e agir no mundo, criando uma recente e nova configuração advinda das facilidades promovidas pela Internet. Uma das mudanças foi o surgimento das redes sociais, que permitiram o contato de pessoas dos mais variados lugares e distâncias, compartilhando informações, fotos e suas rotinas na web. Porém, essa exposição, em vezes exacerbada, pode atuar de forma contrária e diminuir as relações sociais e acarretar problemas como a perca da privacidade. Dessa forma, o uso consciente é a melhor maneira para evitar esses contratempos.
De início, a alta exposição nas mídias sociais pode estar atrelada à busca por aceitação no grupo social. Na obra "Sociedade do Espetáculo" de Guy Debord, o conjunto de imagens geradas pelas pessoas midiatizadas configura uma nova relação social entre elas, dependendo disso para afirmar sua existência. Esse fato é notável ao se observar a "cultura" dos "likes" e "visualizações", trazendo um prestígio e admiração social em quem os têm. Em contrapartida, a sua busca está relacionada na adequação dentro de padrões que ofereçam a admiração desejada, podendo, então, causar problemas às pessoas quando não se adéquam a eles.
Ademais, não existe um real controle de propagação das informações divulgadas. Uma vez divulgadas, essas informações podem ser compartilhadas e replicadas sem controle algum, passíveis de tomar novas ressignificações. O problema disso consiste na possibilidade da humilhação da pessoa que divulgou, pois agora, mais que antes, sua vida privada se tornou pública. Diante dessa conjectura, nota-se a inversão do grupo ? indivíduo, uma vez que o grupo precede o indivíduo e, nessa situação, o indivíduo passa a ser o protagonista. Em decorrência disso, há uma possível diminuição dos contatos pessoais, tornando-os mais virtuais e, por consequência, um isolamento da sociedade.
Portanto, para evitar esses problemas gerados pela exposição exacerbada nas redes sociais, urgem que medidas sejam tomadas. Cabe às agências reguladoras da Internet bem como às empresas das redes sociais, promoverem campanhas publicitárias constantes em seus sites e em outros veículos de comunicação, como jornais e televisão, com o intuito de atingir seus novos e antigos usuários, expondo os riscos de um uso descontrolado para, assim, reeducar seus integrantes. Por fim, ao se adotar tais medidas, estará garantindo um uso mais saudável e seguro das facilidades que a Internet e suas ferramentas trouxeram à sociedade contemporânea.
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