O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

ALIMENTAÇÃO IRREGULAR E OBESIDADE NO BRASIL

Alimentação saudável é a ingestão de, majoritariamente, alimentos naturais e que causam o menor prejuízo ao organismo. Hodiernamente, as práticas saudáveis têm dado espaço à alimentação irregular e esta tem conduzido à obesidade. Entre as causas de tais práticas está a falta de tempo do homem contemporâneo e têm como principal consequência o aparecimento de doenças e o crescente número de obesidade infantil no Brasil.

Desde a Revolução Industrial a sociedade tem sido cada vez mais rápida e focada no trabalho. Vítima da aceleração do mundo moderno, a alimentação tem se resumido a produtos industrializados e fast-foods, pouco saudáveis e nutritivos. Adaptando à ideia de modernidade líquida de Zygmunt Bauman, hoje, o prazer imediato, a falta de descanso e o pouco cuidado com o futuro têm sido prioridade para o brasileiro, que prefere o mais rápido e deixa de lado o que, de fato, nutri-lo.

Como umas das principais consequências da problemática exposta, há as diversas doenças advindas da alimentação irregular. Segundo o Fórum Econômico Mundial, doenças relacionadas a obesidade, como diabetes e problemas cardiovasculares, atualmente, causam mais mortes que a fome no mundo inteiro. Ademais, a crescente obesidade infantil é um agravante de tal situação. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 15% das crianças brasileiras são obesas, um quadro preocupante, já que, essas crianças se tornarão adultos com a saúde extremamente debilitada.

Portanto, diante do exposto, para promover o fim da alimentação irregular e obesidade, faz-se necessária a disseminação de campanhas televisivas, folhetos e informativos nas escolas e palestras abertas ao público sobre como praticar a alimentação saudável. Tal medida deve ser colocada em prática através da interferência do Ministério da Saúde, para regulamentação e envio de verbas e profissionais. Assim, a população seria conscientizada da importância da alimentação saudável.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!