O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: Conteúdos virtuais: seleção ou indução?

O fenômeno historiográfico conhecido como "As grandes navegações" ocorreu do século XV a meados do XVII, proporcionando mudanças à muitas civilizações. Sua viabilização deu-se, pela criação de técnicas e ferramentas, como o astrolábio e navios mais velozes e robustos, através da tradição náutica da Escola de Sagres, em Portugal. Transformações como essa dão-se em muitas instâncias da humanidade, cabendo aos cidadãos fazerem uso de novas tecnologias, reais ou virtuais, alterando sua forma de estar no mundo, mas de maneira parcimoniosa.

Os avanços tecnológicos produziram, a quem possui acesso a eles, a virtualização de parte das relações interpessoais0000 mas não sem considerações. Invenções como a ?Internet? e dispositivos para acesso remoto a ela promoveram transformações que superaram a utilização de inventos como o telefone e o jornal impresso, por exemplo0000 com ?smartphones? providos de funções variadas, o ?homo comunicantis? está potencialmente disponível ?online? em tempo integral. No entanto, postura como essa e demais poderão gerar problemas e até mesmo patologias, como o excesso de contato com o trabalho, por meio de ?e-mails? e mensagens adicionando metas e atividades extras durante folgas, que poderão gerar a saturação mental conhecida como ?burnout? nos trabalhadores contemporâneos.

Esse ambiente aparentemente determinista não define o ser humano, que deve saber se relacionar a ele. Apesar da vida ?online?, há a sua variante ?offline? e a necessidade de saber quando desligar-se e como otimizá-la, já que o abuso de tarefas descumpre o período de descanso estabelecido por lei aos trabalhadores. Concomitantemente, é necessário saber onde e como se informar na rede de computadores, sendo um dos motivos os fenômenos das "Fake News", notícias falsas veiculadas nesse ambiente. De acordo com pesquisa feita pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), 20% dos debates políticos brasileiros realizados no Twitter e facebook visando as eleições de 2018 foram feitos por contas falsas e automatizadas, os chamadas ?bots?, robôs que atuam funções determinadas, trazendo riscos à democracia, e que estão sendo combatidos por essas empresas.

É necessário, portanto, que o ambiente virtual seja o mais saudável possível, através de parcerias promovidas pelo Ministério da Comunicação e Polícia Federal, fiscalizando conteúdos ?online? por meio de aplicativo para computadores e telefones celulares, enumerando crimes, difamações, veiculações de notícias falsas e denúncias. Ademais, essas seriam analisadas juridicamente e levadas a julgamentos cabíveis, buscando reduzir o volume de crimes virtuais, otimizando a experiência do ?Homo comunicantis? em rede.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!