O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

OS PERIGOS DA AUTOMEDICAÇÃO NO BRASIL
Um perigo. Essa é a conclusão tomada pelos farmacêuticos em relação à automedicação. Em síntese, essa medida pode ser considerada um ato irresponsável, dado que as suas causas podem acarretar em graves consequências.
A princípio, de acordo com o sociólogo Bauman, a atual conjuntura está obcecada pelo novo. Sendo assim, a automedicação é vista como uma alternativa inovadora, já que para muitos brasileiros, em alguns casos de doenças, uma consulta ao médico é desnecessária. Haja vista que, com o avanço tecnológico, as informações sobre variadas doenças são facilmente encontradas na internet, além do mais, certos tipos de medicamentos possuem a sua venda livre.
Por conseguinte, a automedicação pode agravar a doença, uma vez que há a possibilidade de ocorrer a seleção natural de Darwin, pois certos tipos de antibióticos eliminam apenas as bactérias mais fracas e, além disso, podem aumentar a resistência de alguns microorganismos. Outrossim, o hábito pode gerar a dependência do indivíduo e, em casos extremos, levar o próprio a óbito.
Com base nos argumentos abordados acima, fica evidente, portanto, que é de suma importância a responsabilidade do individuo em relação à própria saúde. Para isso, é preciso que o Ministério da Saúde, juntamente com a mídia, uma das maiores difusora da informação, implante medidas que alertem as pessoas sobre o perigo do uso de medicamentos sem a prescrição médica. Ademais, é necessário estabelecer uma fiscalização mais eficiente quanto a venda dos medicamentos, sendo esse um meio de diminui o hábito da automedicação.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!