O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

A Revolução Industrial fundamentou as bases do capitalismo moderno. Baseada em preceitos como diversificação dos modelos produzidos, desenvolvimento de novas tecnologias e flexibilização da produção, esse conjunto de transformações impactou, significativamente, as relações entre produção e consumo na sociedade. Dentro dessa concepção, surge o conceito de obsolescência programada, no qual o produtor, propositalmente, desenvolve um produto para consumo de forma que se torne obsoleto em um curto período de tempo. Em consequência disso, uma série de implicações no âmbito social e ambiental podem ser observadas, merecendo especial atenção.
Assim sendo, é muito importante que se compreenda os efeitos que o descarte inadequado do lixo eletrônico pode provocar no planeta. Em geral, esse tipo de material contém grande quantidade de plástico na sua composição, levando muitos anos para sua total decomposição. Além disso, metais pesados como cádmio, mercúrio e chumbo, outros importantes componentes, contaminam o solo, os rios e o lençol freático, bem como uma infinidade de organismos vivos, potencializando os efeitos da magnificação trófica ao longo das cadeias alimentares. Logo, torna-se necessário um tratamento racional no destino do lixo produzido, é inconcebível que a sociedade produza toneladas de resíduos eletrônicos e não desenvolva uma forma eficiente de descartá-lo.
Do mesmo modo, é válido ressaltar questões de ordem social e sua decorrência na compreensão do comportamento humano. Em O Capital, obra do alemão Karl Marx, o filósofo discorre sobre as replicações do consumismo na sociedade capitalista. A partir do conceito "fetichismo da mercadoria", Marx destaca o fascínio que os produtos produzem nas pessoas, como se fossem entidades vivas que nos domina e perseguimos constantemente. Assim, a obsolescência programada é alimentada por um impulso consumidor, inerente e coercitivo que habita em cada indivíduo.
Como se vê, o padrão de produção e consumo estabelecido na sociedade resulta em impactos ambientais e sociais. Dessa maneira, cabe ao Congresso a elaboração de uma regulamentação que obriguem os fabricantes a coletarem o material e encaminharem para reciclagem. Igualmente, o Ministério do Meio Ambiente, deve fomentar a construção, em parceria com a iniciativa privada, de usinas de fundição, por exemplo, no intuito de reaproveitar os componentes. Ademais, é muito importante uma maior racionalidade no descarte do e-lixo. Para isso, é essencial a mudança no padrão comportamental das pessoas. Nesse sentido, a ação da mídia no desenvolvimento e vinculação de campanhas de conscientização que incentivem o consumo consciente, a reciclagem e a reutilização de eletrônicos são fundamentais, para que se possa minimizar esse problema.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!