O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Com o advento do processo de globalização,a sociedade torna-se cada vez mais vulnerável a problemas sociais,como a prática de atos nefastos que disseminam o preconceito no Brasil Moderno. Desse modo,ao se pensar a respeito dos inúmeros fatores que contribuem para essa situação,destacam-se a herança cultural pertencente à nação brasileira e a forma negligente de como a sociedade encara tal fato,principalmente quando tais problemáticas agravam o não desenvolvimento da sociedade,além de de acarretar em desordem na conjuntura social e promover retrocessos culturais. Urge,pois,que sejam realizadas medidas eficazes de combate contra esse ato inadmissível.
Nesse singular,é importante ressaltar que desde o início da formação cultural nacional,mais precisamente no Período Colonial, o pensamento no qual a cultura foi ministrado possuía aspectos que propagavam o racismo,a segregação e,consequentemente,o preconceito,uma vez que,com a chegada dos portugueses e dos africanos,o enraizamento da indiferença tornou-se realidade,pois os europeus se consideravam superiores. Portanto,entende-se com isso,que,a sociedade brasileira de outrora trouxa consigo uma cultura ignóbil e negligente,transformando a ignorância em preconceito. Dessa maneira, é preciso buscar na pintura "Abaporu" de Tarsila do Amaral, a égide para a compreensão do excerto,uma vez que a pintura representa um indivíduo oligofrênico e alienado,de sorte a ser um argumento inebriante para o entendimento do que foi proposto sobre uma sociedade ignorante,o qual faz uso daquele exercício insustentável.
Nesse âmbito,a forma negligente de como a sociedade enfrenta tal opróbio é fator decisivo para o seu agravamento,haja vista a conjuntura social não possuir um verdadeiro sistema de educação,pois a cultura causa sua embargaçao. Em síntese,torna-se indubitável que a formação de jovens cidadão instruídos pela educação seja fator determinante para a deturpação do problema. Além do mais, nesse peculiar, seguindo o pensamento de John Locke, no qual afirmava "O indivíduo é uma tábula rasa,devendo e podendo ser condicionado pela educação" , é de fácil explicação, já que mostra para a população que toda problemática pode ser resolvida por esse caminho.
Destarte,o preconceito no Brasil não deve ser tratado como uma simples anedota perante a sociedade. Logo, fulcral que escolas e ONGs promovam a conscientização do homem,por meio de ações afirmativas como fóruns,projetos e palestras, a fim de que corolários negativos advindo do preconceito sejam discutidos em sala de aula para a erradicação do ato com eficiência,evitando a banalização e promovendo o fim da indiferença. Ademais,o Estado deve fomentar o sistema de educação,por intermédio do Poder Executivo, no qual disponibilizariam recursos financeiros ,com o objetivo de incentivar a contratação de profissionais e orientadores qualificados,e dessa forma combater esse pornelma que afeta o brasileiro.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!