O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

O poder manipulador da mídia e a alienação da sociedade

Na Índia, aproximadamente 15 pessoas foram linchadas até a morte por conta do compartilhamento de "Fake News", notícias falsas que são criadas e difundidas por meio de aplicativos de mensagens instantâneas. Mediante este cenário, é notório perceber que convivemos diariamente com as consequências do poder de manipulação da mídia sobre a sociedade, enquanto esta, por sua vez, manifesta-se cada vez mais alheia em relação aos diversos acontecimentos nos âmbitos em que ela está inserida.
Para começar a entender este quadro, é importante ressaltar que, embora John Stuart Mill tenha dito que "sobre seu próprio corpo e mente o homem é soberano", o senso crítico de boa parte da sociedade tem se deteriorado dia após dia. De modo que das informações mais banais às mais polêmicas, pode-se dizer que ambas vão de encontro a presas fáceis: pessoas alienadas. Umas das teorias desenvolvidas na Escola de Frankurt, por Hebert Marcuse, diz que o homem Unidimensional é aquele indivíduo que se mantém em apenas uma dimensão. É a partir deste olhar, então, que nota-se a incapacidade de uma pessoa criticar a opressão e de construir alternativas libertárias da dominação em massa.
Não podemos deixar de considerar, ainda, a responsabilidade da mídia na veiculação dessas informações que, em muitos casos, tem como objetivo promover/favorecer terceiros. O uso da publicidade em fatores como esse, entretanto, perdura desde a era Vargas. Em 1939, o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) foi criado para difundir as ideias do governo Ditatorial de Vargas e, assim, controlava vários meios de comunicação0000 dentre eles a maior ferramenta era o rádio. Porém, com as inovações tecnológicas, os veículos informacionais estão cada vez mais eficazes, o que resulta na disseminação de notícias, independente de qual seja sua real intenção.
Portanto, é indiscutível que esse dilema não se resolverá enquanto não for imposto um limite a essa "ditadura comunicacional". O Ministério da Comunicação deve desenvolver métodos capazes de regular a mídia, a fim de que a liberdade de expressão e senso crítico sejam preservados. Além disso, é imprescindível que a sociedade como um todo desenvolva uma autoconsciência social crítica - a qual poderá usar as próprias mídias sociais em seu favor ? criando um sistema auto reflexivo que tenha como propósito a mudança e a emancipação do ser humano por meio do esclarecimento. Deste modo, alcançaremos uma sociedade racional, humana e naturalmente livre.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!