O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Desafios do Trabalho na contemporaneidade
Ao pensar sobre os desafios do trabalho na contemporaneidade, vê-se que não se trata de uma questão exclusiva dos dias atuais. O fordismo e o taylorismo, modelos de produção desenvolvida no período da Revolução Industrial, já refletiam alguns aspectos negativos0000 as condições de trabalho as quais os operários eram submetidos era um desses aspectos. Apesar dessa realidade ainda vigorar, ela não é o único desafio enfrentado hoje para garantirmos a dignidade de vida do trabalhador. Logo, refletir sobre as barreiras que envolvem este contexto se faz necessário.
Para começar a entender esse quadro, convém lembrar que segundo Karl Marx, um revolucionário alemão, as condições econômicas e o trabalho digno são agentes transformadores da sociedade. Ao contrário disso, o desemprego tem sido um infortúnio enfrentado por 14 milhões de brasileiros. Sabe-se que, este problema, se dá devido à falta de oportunidades para inserção e, na maioria dos casos, reinserção no mercado de trabalho0000 situação esta, inclusive, resultante da crise econômica encarada pelo Brasil nos últimos anos.
Ninguém discute, também, que embora seja visto como "coisa do passado", o trabalho escravo ainda é um problema existente no Brasil, e até no mundo todo. Cerca de 21 milhões de pessoas, em áreas como pecuária e indústria têxtil têm se submetido a este tipo de trabalho. Infelizmente, isso ocorre porque muitas pessoas estão expostas a uma situação de vulnerabilidade socioeconômica e, como já citado anteriormente, pela falta de oportunidades de emprego.
Em resumo, é importante ressaltar que já passamos por várias revoluções que mudaram a ocupação da maioria da sociedade, pois toda vez que uma tecnologia substitui o trabalho humano, surgem novas ocupações. Diante disso, torna-se evidente uma possível solução para ultrapassarmos os obstáculos já abordados. Convém ao Ministério da fazenda disponibilizar recursos financeiros para que, juntamente com o Ministério do trabalho, possam desenvolver, e até mesmo criar, novas formas de empregar as pessoas. Estas "novas formas" podem partir de toda a tecnologia já existente. Sobretudo, é necessário que essa atuação tenha como propósito promover a sociedade, sua melhor qualidade de vida e, principalmente, o resgate da dignidade humana. Por fim, estaremos viabilizando, ainda, o desenvolvimento econômico do nosso país.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!