O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

A crescente descrença no pensamento científico no Brasil

Carl Sagan apontou, em um dos seus livros, que via no pensamento científico um filtro para todo sensacionalismo, superstição e teoria conspiracionista que assombram o mundo. No que tange à realidade brasileira, entretanto,o descaso governamental em consonância com o desconhecimento popular acarretam em uma crescente descrença da importância da ciência para o desenvolvimento do país.
No século XX, quando houve a Reforma da Vacina no Brasil, tornou-se obrigatório a vacinação contra a varíola, que só foi possível devido a um intenso trabalho científico e de conscientização social a respeito da importância da vacina. Porém, casos de sarampo que surgiram em 2011 começaram com uma criança não vacinada por opção da família e que atingiu bebês menores de um ano, já que somente após essa idade é indicada a vacina. Ou seja, caso não haja um incentivo para conter esse tipo de pensamento doenças já erradicas podem voltar.
Outrossim, a falta de conhecimento da população acerca da importância do pensamento científico como impulsionadora é um problema. Discrepante aos ideias pré-socráticos responsáveis pelos primeiros passos da ciência, grande parte da população brasileira não se interessa por essas questões. Tal realidade, motivada em partes pelas deficitárias condições socioeconômicas às quais muitas pessoas são expostas, possui como consequência não apenas a alienação desses indivíduos no que tange ao saber científico, mas também, em escala nacional, o insuficiente desenvolvimento da ciência no Brasil.
Destrate, vemos a importância de se incentivar o pensamento crítico para avanço da realidade brasileira. Portanto, é dever do Estado instaurar políticas que garantam as instituições de ensino médio e superior a estrutura adequada para a aprendizagem do aluno. Assim como, deve trabalhar através do Ministério da Educação para promover projetos em conjunto com ONG's que visem estimular o pensamento crítico nos jovens.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!