O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

DIVULGAÇÃO DE FAKE NEWS E SEUS IMPACTOS

No século XXI a internet transformou-se em um dos principais meios de comunicação, por isso, tem se tornado alvo de notícias falsas compartilhadas com o propósito de manipular pessoas e eventos. Por consequência, a repercussão pode atingir várias esferas em poucos minutos e acarretar prejuízos morais e até mesmo financeiros. Logo, vemos que urge o descortino acerca da problemática das fake news.
De acordo com o sociólogo Manuel Castells, a internet, mais do que uma tecnologia, é uma forma de integração. Por conta da necessidade de interagir, as pessoas, usualmente, não verificam a fonte da informação e repassam notícias sem credibilidade para os contatos. Este fato pode ser observado no caso da ex-vereadora, Marielle Franco, que teve seu nome vinculado nas redes sociais com o intuito de desqualificar sua imagem após sua morte, demonstrando como as fakes news podem deturpar a visão das pessoas sobre algo ou alguém.
Além disso, há políticos e empresas que usam as fake news como táticas, fabricando-as para divulgar informações que os beneficiem e, dessa forma, fazem dela uma ferramenta para angariar popularidade. Como aconteceu no caso em que divulgaram um vídeo em que o suposto filho do ex-presidente Lula é visto com uma Ferrari banhada a ouro no Uruguai, que foi compartilhado várias vezes com o objetivo de difamar a família do ex-presidente.
Destarte, vemos a importância de discutir as dimensões irrefreadas das fake news. Portanto, o Ministério da Educação deve trabalhar em conjunto com instituições de ensino para que haja projetos e palestras que guiem os jovens para que saibam reconhecer quando uma informação pode ser confiável ou não. Como também, a mídia fazer seu papel de conscientizadora social promovendo publicidade acerca de como espalhar notícias falsas podem ter consequências irreversíveis.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!