O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Em 2003, durante o lançamento da Rede Mindset, Nelson Mandela proferiu a seguinte frase: "A educação é a ferramenta mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo". Nessa frase, Mandela deixa claro a grande importância da educação para o combate aos problemas sociais. Assim, é evidente que para o Brasil, que tem altas taxas de pobreza e sofre com o crime, a educação deve ser mais valorizada, para que o cenário brasileiro atual mude para um melhor.
Em primeiro lugar, é importante destacar que a educação pública é a melhor porta de saída da pobreza. Já que na sociedade atual há mobilidade social o filho de um pedreiro pode virar um médico ou a filha de uma dona de casa pode se tornar uma engenheira, isso porque a educação nas escolas públicas serve para qualificar quem não podem pagar pelo ensino privado. Dessa forma, percebe-se que desvalorizar a educação pode impedir que as pessoas melhorem sua condição de vida.
Ainda mais, sem educação adequada algumas pessoas são seduzidas pelo mundo do crime. Como a educação é importante para escapar da pobreza aqueles que não tem acesso a ela terminam por recorrerem ao crime para, enfim, mudarem de vida, e isso fica evidente ao analisar-se o perfil dos presos já que cerca de 70 porcento deles não chegaram a cursar o ensino médio, segundo levantamento do Ministério da Justiça. Com isso, é perceptível que a educação deve ser valorizada para diminuir o crime no país.
Fica claro, portanto, que a educação é necessária para o combate à pobreza e o crime e assim deve ser valorizada. Para isso, é necessário que haja uma melhora significativa do ensino com investimentos feitos pelo governo com o uso de impostos, mesmo que seja necessário o aumento da arrecadação. Além disso, a mídia pode trabalhar denunciando desvios de impostos e incentivando a população a lutar pelo seu direito. Só assim o Brasil verá como a educação é importante nas mudanças sociais.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!