O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

O início do século XX trouxe consigo inúmeros avanços tecnológicos e científicos, dentre eles, o advento dos anti-virais. Com eles, diversas doenças fatais foram erradicadas do país. No entanto, um crescente movimento anti-vacina aliado às escassas campanhas para a mesma, têm permitido que essas doenças ameacem retornar a atualidade. Desta forma, políticas de saúde pública urgem diante de tal cenário.
Em primeiro plano, a ausência de intensas campanhas de vacinação promovem o esquecimento e reduzem o medo. A erradicação de doenças como sarampo e a paralisia infantil fez com que elas desaparecessem do cotidiano. Apesar de extremamente benéfica, essa realidade, corroborada pela carência de conscientização, culminam na baixa procura por imunização. Em suma, a promoção de políticas que incentivem essa procura é medida que se impõe.
Ademais, um movimento anti-vacinas alimentado por notícias falsas veiculadas em mídias sociais, também configura-se como entrave à questão. Analogamente à Revolta da Vacina no século passado, mitos populares infavoráveis à vacinação - que matava, por exemplo, e atualmente, que causa autismo - permeiam a sociedade. Hodiernamente, a disseminação dessas crenças se faz com maior velocidade em decorrência do uso de meios digitais, o que dificulta ainda mais a busca por postos de saúde. Deste modo, é imprescindível que inverdades como essas sejam coibidas.
Concluí-se, portanto, que medidas são necessárias para que as doenças do passado permaneçam no passado. Para tanto, cabe ao Ministério da Saúde a intensificação de campanhas por meio de panfletos a serem distribuídos em prédios públicos, além de vídeos curtos sobre os riscos do retorno de doenças e incentivo a vacinação, destinados à veículos midiáticos, sobretudo redes sociais, afim de estimular a memória da sociedade e conscientizar acerca da importância da imunização. À Policia Federal, por sua vez, compete a fiscalização de informações falsas nas mídias com intuito de mitigar ideias equivocadas coletivas.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!