O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

TEMA: Os desafios do combate ao trabalho análogo ao de escravo no Brasil

Nas trilhas da emancipação
O escritor espanhol Adolfo Sánchez defende que os subjugados conseguirão sua emancipação à medida que distinguem seus direitos e deveres. Nesse contexto, remete-se ao cenário desfavorável dos trabalhadores em condições análogas à escravidão, os quais suportam explorações e situações desumanas, haja vista o falho reconhecimento populacional no que tange ao exercício de cidadania.
Sob tal ótica, relaciona-se o contexto da Revolução Industrial, em que a inserção das indústrias no setor econômico suscitou maior empregabilidade. No entanto, as altas jornadas de trabalho e os baixos salários configuram a exploração do trabalhador e, por conseguinte, sua ausência na família, instituição fundamental à ordem social e à manutenção da saúde psicológica do indivíduo. Além disso, soma-se a conjuntura do desempregado residente da zona rural, iludido pelo "gato", o qual oferece emprego, moradia nos centros urbanos e alimentação, o empregador, por sua vez, torna-se escravo por dívida e tende a aumentá-la com o passar do tempo.
Deve-se pontuar, também, o excerto "A história da humanidade é a história da luta de classes" do filósofo Karl Marx, o qual confere a gradual dualidade senhor e escravo para empregador e empregado. Nesse âmbito, associa-se o sistema capitalista, em que o trabalhador, em busca de melhores condições de vida e trabalho, é detido com força e violência, como ocorreu na Comuna de Paris, esses fatores infringe um dos fundamentos do Brasil, descrito na Magna Carta de 1988, enquanto país democrático de direito: a dignidade da pessoa humana.
Pode-se inferir, portanto, que medidas reparatórias no sistema laboral são nevrálgicas. Dessarte, ao Governo, por meio do Ministério de Educação e Cultura em conjunto com a mídia, compete a responsabilidade em disseminar informações sobre os direitos e deveres do trabalhador, promovendo propagandas televisivas em horário nobre, a fim de decrescer a exploração e aumentar a flexibilidade na agenda, para permitir o lazer da família. Assim, pois, alcançar-se-á a emancipação defendida por Sánchez.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!