O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

O Brasil vem se tornando um país cada vez mais preconceituoso com os estrangeiros nos últimos anos. Entre as possíveis causas, destaca-se o aumento do pensamento xenofóbico aliado à ignorância e ao despreparo do governo federal para com os imigrantes. Para que essa realidade mude, faz-se necessária a participação de todos os cidadãos brasileiros, visando uma sociedade mais justa e pacífica.

Em primeira instância, pode-se afirmar que o preconceito contra os imigrantes está atrelado ao crescente pensamento xenofóbico, já que a maioria da população carrega pensamentos dotados de ignorância e intolerância originários da falta de uma boa educação enquanto crianças. Um dos fatores que comprovam isso é o crescente número de protestos contra a imigração de colombianos para o país.

Ademais, é importante destacar o despreparo público favorece o crescimento da negligência contra os estrangeiros, haja vista que há falta de políticas de inclusão social para os imigrantes. Uma consequência desse cenário é a falta de emprego, forçando as pessoas a aceitarem propostas de trabalho precárias e de salários baixíssimos, gerando, assim, uma visão errônea de que os imigrantes estão roubando empregos.

É evidente, portanto, que medidas são necessárias para a construção de uma nação mais segura para todos. Sendo assim, é de papel do governo federal a implantação de políticas públicas que incluam os imigrantes socialmente, como por exemplo o investimento maciço na criação de empregos que exijam baixo nível técnico, juntamente a palestras ministradas por imigrantes e profissionais da educação em escolas sobre a conscientização em relação aos estrangeiros, para que a xenofobia seja atenuada gradativamente.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!