O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Desde a Revolução Francesa, entende-se que uma sociedade só irá progredir sob os ideais de desenvolvimento social e racional. No entanto, ao observar a questão do movimento emigratório entre jovens no Brasil, hodiernamente, verifica-se que esses princípios iluministas são reconhecidos no plano teórico e não desejavelmente no prático. Sob esse aspecto, convém analisarmos as principais causas dessa problemática.
Segundo Montesquieu, um dos principais filósofos do iluminismo francês, a injustiça que se faz a um é uma ameaça que se faz a todos. Logo, é possível perceber que, no caso brasileiro, o governo ao realizar medidas que atrasam o desenvolvimento científico do país, provocam nos jovens, infelizmente, insegurança a respeito do futuro de uma nação que pouco se investe em ciência e tecnologia. Prova disso, conforme o jornal O Globo, os cientistas brasileiros enfrentam inúmeras dificuldades por não haver o devido amparo do Estado.
Ao associar a Revolução Francesa com o fato social de Durkheim, estudioso sociólogo sobre a coesão social, verifica-se que a maneira coletiva de agir e pensar é dotada de exterioridade, generalidade e coercitividade. Desse modo, nota-se que devido a influência do capitalismo sobre os jovens, eles estão cada vez mais preocupados com o futuro financeiro, o que evidencia maior análise e atenção para os fatores socioeconômicos do Brasil que, em virtude da má gestão pública, não possuem bons índices de desenvolvimento.
É necessário, portanto, rever a aplicação prática dos ideais iluministas no país. Nesse sentido, os Governos Federal, Estadual e Municipal deveriam averiguar os principais fatores que provocam essa emigração, por meio de pesquisas aos próprios jovens, utilizando, para tal fim, mecanismos tecnológicos de fácil acesso, como aplicativos de celular, por exemplo. Espera-se, com isso, que sejam tomadas medidas assertivas para solucionar esse impasse.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!