O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

A participação da juventude na política vem diminuindo no decorrer da história. A música de 2001 "Até quando" do artista Gabriel, o pensador que questiona "até quando vai ficar mudo? " mostra bem a ideia do conformismo dos jovens contemporâneos com os problemas da sociedade, principalmente no âmbito político. Nesse aspecto é preciso entender de onde esse comportamento.
Primeiramente, a participação nos assuntos políticos é de extrema importância tendo em vista que vivemos em uma democracia. Sendo os jovens entre 16 e 24 anos os que possuem acesso a informação diariamente, o seu engajamento político é crucial para manter o "governo do povo". E ainda, com esse conhecimento adquirido através dos mais variados meios de comunicação, como a internet eles podem aderir a ideias revolucionárias e organizar debates e manifestações, como os protestos de 2013 e as ocupações nas escolas de 2016.
Entretanto, apesar da maior adesão da faixa etária mais nova no âmbito público, o desinteresse dos jovens sobre política continua notório. Essa apatia pode ser atribuída ao cenário político atual. As investigações de corrupção, como a operação lava jato e também o impeachment contribuem para o desanimo, não só entre jovens, em relação a política e os seus políticos. Esses adolescentes, que ainda estão começando a votar, já se deparam com embates complexos até mesmo para os mais velhos, fazendo assim com que a responsabilidade do voto seja evitada enquanto for possível.
Fica claro, portanto, que a participação política precisa ser incentivada. Para isso as escolas com as turmas de ensino médio poderiam incentivar essa atuação através de debates e de eleições internas, além de mostrar como funciona a importância do voto. Os partidos com seus líderes podem incluir os jovens por meio de encontros e eventos dando lugar de fala aos mesmos nestas ocasiões. Com isso esses adolescentes poderiam começar a "moldar o futuro" como Gabriel, o pensador também sugeriu em sua música.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!