O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Fake News e seus inpactos.
Com a criação da imprensa por Gutenberg no século XV, teve-se o início de uma era de informações as quais possuíam também noticias e ideias falsas. Desde então esse tipo de informação imprópria tem se tornado parte do nosso cotidiano e causado diversos transtornos sociais, além de danificar a democracia. Assim sendo, é de extrema importância que sejam tomadas medidas para que as notícias falsas não se tornem uma cultura brasileira.
Após a Terceira Revolução Industrial é que o fluxo de informações e a comunicação se deram de fato. No entanto, o crescimento de notícias falsas, principalmente nas redes sociais, nos mostra que essa fase da globalização, na qual vivemos, pode ser prejudicial. Uma vez que, as notícias falsas têm por único motivo desestabilizar e difamar o cidadão. Gerando assim a desarmonia social.
Além disso, a sociedade tem se integrado a era da pós-verdade, onde os fatos objetivos têm menos influência em molda-los, ou seja, a verdade propriamente dita não tem importância se comparada às informações não comprovadas. E isso, possibilita a criação de um mercado de mentiras, onde são noticiadas informações de interesse próprio, ou seja, apenas aquilo que queremos pode ser publicado e os fatos verdadeiros, sendo eles bons ou rins, são omitidos.
Diante disso, são necessárias medidas por parte do Governo que visam o controle das notícias nas redes sociais, as quais devem ser passadas por uma "peneira" para a certificação da sua veracidade. Além disso, devem ser feitas campanhas de alerta e informação sobre tal assunto, no qual o objetivo seja alertar e ensinar como identificar uma noticia à população.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!