O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

COTAS RACIAIS: INCLUSÃO OU DISCRIMINAÇÃO?

Desde a abolição da escravatura, diversos direitos foram negados às pessoas negras. Devido a isso, surgiu as cotas raciais como uma medida de inclusão sócio-educativa. Essa que, por sua vez, tem como explicação a dívida histórica que o Brasil tem para com os negros, o que pode ser solucionado com o tempo.
É indubitável que as cotas raciais é uma afirmação de que existe diferenças entre as pessoas negras e brancas. Essa diferença, no entanto, não está relacionada com a capacidade intelectual do indivíduo, mas sim com a questão de oportunidade, pois mesmo com o fim da escravidão no Brasil, em 1888, os negros foram proibidos de seus direitos. Desse modo, criou-se uma hierarquia racial, na qual os negros encontram-se na base dessa "pirâmide".
De acordo com o título da música composta pela cantora Bia Ferreira, "Cota não é esmola!". Em suma, as cotas raciais existem como uma forma de equiparar a inclusão social e educacional existente entre a diferentes etnias raciais, ou seja, é uma maneira de diminuir as disparidades existentes entre essas, uma vez que, sem essas ações afirmativas, levaria um maior período de tempo.
Com base nos argumentos abordados acima, fica evidente, portanto, que o ministério da educação deva implantar nas escolas medidas educativas que abordem assuntos como esses, pois, dessa forma, possibilitaria que os jovens trabalhassem o pensamento crítico e assim entendesse a importância, não só das ações afirmativas, como também de todas as outras medidas existentes em nosso país.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!