O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

TEMA: MOVIMENTO EMIGRATÓRIO ENTRE JOVENS BRASILEIROS
Apesar de se destacar enquanto potência econômica mundial, o Brasil sofre com um grave problema social, a emigração dos jovens brasileiros. Tal problemática é apoiada nos moldes de seleção ao ingresso educacional superior do país, visto que, o número de oportunidades oferecidas ao ensino superior é proporcionalmente baixa em relação ao número de concorrentes por vaga. Relacionando, desta forma, o aspecto educacional e econômico.
O recorrente desejo da mudança de país entre mancebos, tem raízes nos modelos de processo seletivo nas universidades brasileiras. A apuração de vagas ao ensino superior é feita de forma discrepante, um exemplo disto é a USP (Universidade de São Paulo), em que, 1 vaga oferecida ao curso de medicina é disputada por 135 candidatos, tornando complexo o ingresso a instituição.
De acordo com uma pesquisa feita pelo DataFolha, 6 em cada 10 jovens brasileiros pensam em deixar o Brasil para morar no exterior, na faixa etária entre 16 á 24 anos. Tais estatísticas são amparadas ao alto custo de vida e elevados impostos, outrossim, a falta de segurança e as baixas perspectivas profissionais, fazem com que estes números aumentem consideravelmente.
Visto a análise do problema, pode-se concluir que a emigração dos jovens está diretamente relacionada as fissuras educacionais e econômicas do país, portanto medidas devem ser tomadas. Apesar de exaustivamente discutido, o investimento do governo na educação é uma medida de grande importância na resolução da adversidade apresentada, visto que, aumentaria o número de oportunidades ao ingresso nas instituições de nível superior. Ademais deve-se citar a necessidade da diminuição de impostos, através do governo federal, gerando desta maneira, a diminuição do número de saídas entre jovens do Brasil
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!