O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Situação brasileira dos Direitos Civis

Sabe-se que direitos civis são privilégios e garantias que estão diretamente relacionados aos indivíduos inseridos na sociedade. Esses dão a liberdade individual, a liberdade de palavra, de manifestar-se, direito de ir e vir, perante à justiça e à cidadania. Além disso, existe também a participação social que garante a ocasião favorável de opinar e envolver-se em decisões sociais importantes. Contudo, mesmo com tais resoluções, ainda existe uma parte da população que não possui pleno acesso a esses direitos. Por isso, a garantia dos direitos sociais e a participação política é importante para que o país se torne mais democrático.

Em contrapartida, os direitos citados acima são garantidos pela constituição, porém, na prática, nem todos são cumpridos, em virtude de que alguns não têm acesso aos elementos de necessidade básica, a citar: educação, transporte e saúde. Em vista disso, as pessoas de baixo poder aquisitivo têm grandes dificuldades para obter seus direitos elementares garantidos.

Ademais, também há os direitos políticos, em que qualquer cidadão acima de dezoito anos pode participar, se eleger e ingressar a um cargo político, pelo qual usa-se o voto. Entretanto, esses direitos, apesar de serem reivindicados há alguns séculos, só foram conquistados em alguns países a partir do século XX. Nesse sentido, percebe-se que a verdadeira participação na política demorou muito para ser garantida.

Portanto, é perceptível que o Brasil deve avançar nas reivindicações sociais e democráticas. Para isso, é preciso que algumas medidas sejam tomadas. Dessa maneira, cabe ao governo estadual gerar debates a respeito das políticas públicas com incentivo à cidadania. Como também, o MEC deve financiar palestras nas escolas para que os jovens se conscientizem sobre seu direito de voto e sua oportunidade de ajudar o país a se desenvolver. Com isso, a nação será melhor, mais democrática e com mais ação consciente de toda comunidade.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!