O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Tema: Analfabetismo no Brasil

A criação da escrita por volta de 4000 a.C., foi sem dúvidas uma das maiores invenções da humanidade. Destarte, possibilitou grandes avanços no que se refere a organização social e transmissão de conhecimento. Atualmente, a alfabetização atua como um dos principais mecanismos de integralização social do cidadão. Entretanto, no Brasil nota-se um número significativo de analfabetos que consequentemente são excluídos da sociedade, sendo necessárias intervenções para resolver a questão.
Segundo uma pesquisa do IBGE, 7% da população não sabe ler nem escrever. Já o analfabetismo funcional, em que a pessoa sabe ler, porém não compreende o que esta escrito, tende a atingir a maioria dos brasileiros. Vale lembrar também, que as oportunidades de emprego para quem tem baixa escolaridade são bastante escassas, outrossim é onde observa-se a maior incidência de baixos salários. Isso acaba excluindo essas pessoas da sociedade.
No entanto, muitos problemas dificultam a resolução do impasse. Há pouca acessibilidade a escola é um dos agravantes do quadro, tendo em vista que a educação pública é praticamente inacessível nas regiões mais pobres do país, ademais existe um baixo número de escolas preparadas para educar adultos e idosos. Além disso, o descaso governamental com a situação do professor também é um acentuador do problema, uma vez que ele se encontra com baixos salários e com uma carga horária que geralmente o sobrecarrega, atrapalhando-o de dar aula.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe ao MEC em conjunto dos representantes governamentais, a garantia de uma maior acessibilidade a educação pública para a população, por meio da criação de novas escolas em regiões atualmente inacessíveis e a preparação de mais instituições de ensino para também educar a população não infantil. Soma-se a isso, uma devida atenção para a situação do professor, garantindo-lhe maior salário e uma carga horária digna. Para que assim a qualidade de ensino melhore e o analfabetismo funcional e não funcional gradualmente diminua no Brasil.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!