O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

OS EFEITOS DAS FAKE NEWS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Desde a década de 1890, o termo "Fake News" está onipresente no mundo e é autoexplicativo, correspondendo a uma informação não verídica publicada por um veículo noticioso. Dentre as causas de seu destaque, pode-se citar o amplo desenvolvimento tecnológico, no que tange a publicação de informações mais sérias, e tem como principal consequência o aumento da violencia física e verbal no sociedade.
Com o avanço tecnológico, a falsificação de vídeos e áudios se torna cada vez mais fácil, levando as fake news virem ainda mais à tona. Pode-se citar como exemplo um video de Michelle Obama, ex-primeira dama dos Estados Unidos, vestindo uma blusa decotada, sorrindo e tirando suas roupas para a câmera. Parece real, porém é um caso de falsificação profunda feita com a ajuda de inteligência artificial e meios tecnológiocs avançados. Ademais, tais informações não verídicas estão sendo retransmitidas 70% a mais em relaçao as verdadeiras.
Portanto, diante de diversas notícias faltas e, que na maioria das vezes, causam revoltas por parte da população, há um aumento nos casos de violência. Um sério exemplo é da Índia, onde, em 2017, sete pessoas foram agredidas e mortas por causa de notícias falsas de que elas estariam sequenstrando crianças. Em situações como essa e similares, os países ficam cada vez mais preocupados com as fake news e, de acordo com a GlobeScan, o Brasil e a Grécia lideram o ranking de países mais assustados com a situação.
Diante do exposto, é necessário que o Governo Federal intervenha juntamente com o Ministério da Justiça. A criação de práticas de regulamentação que imponham punições aos veículos noticiosos não verídicos é um caminho a seguir. Isso deve ser feito junto com campanhas a fim de amenizar os impactos, como a violência, das fake news. A partir de então, tais casos terão quedas significativas e cada país conseguirá alcançar um Estado pleno.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!