O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

TEMA: O problema do sedentarismo no Brasil

Na Grécia antiga, os pensadores da época afirmavam que um corpo saudável era aquele dotado de intelecto e vigor físico. No Brasil hodierno, entretanto, tal afirmação não faz parte do cotidiano das pessoas, sobretudo no que diz respeito a parte física, deixada de lado no país. Nesse contexto, surge a problemática do sedentarismo no Brasil, seja pelo exagerado consumo de produtos calóricos, seja pela falta da prática de atividades físicas regulares.
Convém ressaltar, a princípio, que a permanência dessa temática é oriunda de uma dieta ligada aos alimentos industrializados. Para Adorno e Horkheimer, a indústria cultural é fundamentada por ações que permitem uma adesão maior de consumidores aos seus produtos. Sob essa ótica, observa-se que, no Brasil, as empresas alimentícias ''empurram'' uma gama significativa de produtos pouco saudáveis aos consumidores que, infelizmente, adquirem com facilidade e em grandes quantidades, sendo esses atos aliados á pouca atividade física, os principais agentes das doenças crônica no país.
Outrossim, a falta de exercícios físicos é fundamental para continuidade dessa questão. Segundo dados do Programa das nações unidas(PNUD), três em cada dez pessoas praticam atividades físicas regulares. Tais dados evocam, a primeiro momento, que grande parcela da sociedade esta propensa ás doenças advindas do sedentarismo, pois essa rotina - come e dorme -, é frequente nos centros urbanos agitados do país, nas quais é preferível pedir um fast-food ao andar até um restaurante.
Torna-se evidente, portanto, que mudanças de hábitos cotidianos são essenciais. Cabe á sociedade uma reeducação alimentar, como a inclusão de frutas e verduras em sua alimentação e maior discernimento ao escolher os produtos calóricos das propagandas televisivas, de modo a se obter uma dieta mais saudável. Ademais, deve-se ter uma vida física mais ativa, é imperativo que as pessoas façam mais de um dia na semana alguma caminhada ou, se puder, frequentar a academia todos os dias, para que seja menos recorrente casos de doenças ligados ao sedentarismo. Assim, criar-se-á uma sociedade nos moldes do pensamento grego antigo.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!