O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

TEMA: Discurso de ódio no séc XXI

Consciência e Fiscalização: o melhor combate.
Nos dias de hoje há uma enorme confusão entre os conceitos de discurso de ódio e de liberdade de expressão. Na liberdade de expressão você tem o direito de se manifestar desde que não fira ninguém, enquanto o discurso de ódio funciona como uma manifestação preconceituosa como, por exemplo, quando em 2015 o jornal francês Charlie Hebdo publicou uma charge satirizando um dos principais pilares da religião Islã, Maomé. Essa publicação mostra que a falta de um orgão fiscalizador junto com a carência na formação dos cidadãos podem gerar sérios riscos à sociedade.
Primeiramente, é valido ressaltar que fiscalizar não é o mesmo que censurar. O ato de fiscalizar é uma garantia de bem estar moral de qualquer leitor, porém os publicadores não refletem sobre os alcanços e feridas que suas publicações podem causar já que estão acostumados a expor sem prudência suas imagens e textos. Com isso, há o conforto de publicar aquilo que bem entender.javascript:void(0)
Outro ponto que deve ser observado é a ausência desse tema nas escolas. A escola tem extrema importância na sociedade, pois é onde você prepara a criança para a vida e muitas vezes a temática em questão acaba sendo esquecida nesse meio e a criança se torna um cidadão que não sabe usufruir de sua liberdade de expressão. Sendo assim, muitos formandos não tem a consciência do que pode ou não pode publicar e alguns acabam ofendendo seus leitores.
Torna-se claro, portanto, que a barreira do discurso de ódio só será quebrada quando houver um orgão fiscalizador somado a implantação dessa temática nas escolas. É papel do Estado por meio de leis criar a obrigatoriedade de uma instituição organizadora afim de impedir publicações ofensivas e aliado o MEC deve agir junto com a mídia com a implantação de palestras escolares para conscientização e propagandas educativas, pois segundo Paulo Freire " Se a educação sozinha não pode mudar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda". Com essas medias caminharemos para uma sociedade mais responsável em relação ao próximo.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!