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A prática esportiva existe há milhares de anos e, desde suas primeiras manifestações na Grécia Antiga, tornou-se umas das principais celebrações mundiais que une diversos países, como as Olimpíadas e a Copa do Mundo. Além disso, o esporte pode desempenhar papel fundamental no desenvolvimento das pessoas, tanto físico, cognitivo quanto social. Entretanto, apesar de seus benefícios, o governo brasileiro não investe adequadamente em centros esportivos de qualidade, comunitário e escolares. Diante dessa dicotomia de benefícios e falta de investimentos, urgem que medidas sejam tomadas pelos governantes a fim de subverter o atual descaso com o esporte.
De início, os esportes estão estritamente relacionados ao desenvolvimento humano. Segundo o psicólogo suíço Pichon Revière, que desenvolveu a Teoria dos Grupos Operativos, o trabalho na coletividade estimula uma leitura crítica da realidade, possibilitando, aos seus participantes, desenvolver habilidades de controle emocional. Assim, muitos esportes que são praticados na coletividade, podem desempenhar função estruturadora benéfica na formação individual e estimulam o desenvolvimento de características de liderança, cooperação, afetividade, sem contar os outros benefícios fisiológicos ao corpo. Logo, é imprescindível que haja estímulo para a sua prática.
Indubitavelmente, os baixos investimentos corroboram para uma infraestrutura precária à realização de ações que fomentem os esportes. Desde escolas aos centros comunitários de práticas esportivas, o baixo valor repassado de verba torna a ação limitada, adquirindo problemas quanto a contratação e pagamento de profissionais esportivos como em relação à capacidade de atender as pessoas. Nas escolas, a ausência de materias como bolas, redes e quadras poliesportivas, torna-se determinante para a exclusão de seus alunos do universo esportivo e a falta de incentivo à pratica reforça essa condição. Em virtude disso, boa parte da população está, sistematicamente, excluída dos benefícios dos esportes.
Igualmente à Grécia Antiga, deve-se dar uma maior atenção aos esportes e suas práticas. Portanto, cabe ao Governo Federal aumentar o repasse de verba ao Ministério do Esporte, estimulando a criação de novos centros esportivos em parceria com os Governos Estaduais e Municipais. Ainda mais, os Estados com as Prefeituras, devem, com a verba recebida, criar e modernizar a infraestrutura de suas escolas, promovendo a contratação de mais educadores físicos a fim de atuar diretamente no processo de desenvolvimento pessoal e esportivos dos alunos. Dessa forma, então, a Federação estará garantindo uma plena progressão humanística como postulado por Rivière.

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