O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Uma questão que interfere diretamente na geopolítica de diversos países é a acelerada imigração nos tempos atuais. Sabe-se que tal processo se intensificou devido à segunda guerra mundial, contudo, ainda mantém seu fluxo crescente diante da pior crise humanitária, segundo a ONU, principalmente entre a população da África, Oriente Médio, precisamente Síria, e Europa. A alarmante necessidade de soluções para tal fenômeno poderia ser mitigada com introduções de reformas com o objetivo de estruturar o país para acolher tamanha demanda. Não obstante, a necessidade de políticas internacionais em prol do fim do conflito nos países de origem devem ser colocadas em pauta.

Além de serem submetidos a conflitos armados, os mesmos são privados de recursos vitais, como o alimento e a água. Tais fatores tem sido responsáveis pela morte de milhares, sendo necessário expor que grande parcela dos que conseguem fugir, acabam morrendo nas rotas de fuga. O escritor Castro Alves, retrata em uma de suas obras a mortandade que ocorria nos navios negreiros, mas infelizmente a situação não é diferente com os fugitivos em embarcações precárias. Exemplo disso foi o caso no ano de 2015 em que adultos e crianças morreram afogados na costa da Turquia tentando chegar à Grécia.

Sob uma outra ótica, nota-se que o problema não é só sair da área de conflito, mas também conseguir adentrar em outro território. Sabe-se que grande fluxo tem provocado a reação de diversos países que tendem a "fechar suas portas". Tal fato tem variados motivos, entre eles a xenofobia, a falta de estrutura e recursos para o acolhimento e o medo de acolher um potencial terrorista. Com isso, é válido informar que essas pessoas são vítimas e devem ser tratadas como tais, portanto trabalhar a educação é crucial, pois segundo Paulo Freire, se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.

Tendo como base o que foi exposto, e sabendo que países com a pirâmide etária de base estreita e topo largo precisam de PEA, seria viável que tanto o governo juntamente com a população, trabalhando a responsabilidade social, desenvolvam práticas, como campanhas por meios publicitários para promover conscientização contra a xenofobia, e palestras em escolas para incitar desde cedo as crianças. Ademais, é primordial por parte governamental a estruturação, preferencialmente em áreas de vazio demográfico evitando deste modo inchaço nas cidades, asilos com assistência para residir os migrados. Contudo, é essencial a busca por acordos internacionais com o propósito de acabar com a origem das migrações, nesse caso, os conflitos étnicos, religiosos e políticos nas áreas de tensão.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!