O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

A depressão entre os jovens no Brasil e no mundo

Alberto Santos Dumont, Vicent Van Gogh, Padre Marcelo Rossi, Demi Lovato e Michael Phelps. Apesar de algumas das personalidades serem de séculos diferentes e outras de idades distintas, compartilharam de uma mesma doença: a depressão. No entanto, apesar de antiga e os debates envolvendo a enfermidade terem aumentado, ela ainda continua sendo tratada como tabu no século XXI, trazendo consequências ao indivíduo, que vão desde apatia e automutilação até o suicídio.

É perceptível o aumento no número de casos de depressão. Diante disso, foi realizada uma pesquisa pela Organização Mundial de Saúde (OMS), constatando que cerca de 322 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo e entre os países com a maior taxa de prevalência estão os Estados Unidos e o Brasil, em torno de 5,8%, afetando por volta de 11,5 milhões de brasileiros. No entanto, se não tratada, pode levar a casos de suicídio. Um exemplo disso foi exposto por um documentário da Record, em que uma jovem de 23 anos comete suicídio após uma grave crise de depressão.

Em contrapartida, várias companhas têm ganhado forças, a fim de levar a conscientização e quebrar o tabu ainda existente na sociedade sobre a doença. Um exemplo disso foi a campanha Vamos Conversar, que possui intuito de reforçar a prevenção e também tratar a depressão. Além disso, como modo de promover a conscientização e discussão sobre o assunto, a OMS decretou o dia 7 de abril como o Dia Mundial de Luta Contra a Depressão.

Portanto, como disse Bill Gates: "O modo como você reúne, administra e usa a informação, determina se você vencerá ou perderá". Diante disso, o Ministério da Saúde deve lançar um projeto contra a depressão, por meio da realização de palestras ministradas por psicólogos em escolas, praças e asilos, a fim de conscientizar toda a população sobre a prevenção e o tratamento para a depressão. Essa medida, além de levar informação para a sociedade, cessando com o tabu existente, também levará mais pessoas a iniciarem o tratamento contra a doença.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!