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Tema livre

Desde o iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, quando observam-se as formas educacionais para combater o fake news no cenário político mundial, verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não desejavelmente na prática e a problemática persiste intrinsecamente ligada à realidade no país. Nesse contexto, torna-se clara a insuficiência de estruturas especializadas no acompanhamento dese público, bem como o entendimento nesse arranjo.
É indubitável que a questão constitucional e sua aplicação estejam entre as causas do problema. Isso se reflete no escassos investimentos governamentais em qualificação profissional, em melhor suporte de diálogo com os sites de jornalismo em colocar matérias de notícias verdadeiras e desmentir o que é fake news. Segundo o G1, o percentual de notícias falsas no mundo, é de 47%, número alto que deve causar preocupação para diminuir esse quadros para ambiente educandário por parte das fiscalizações especializadas para esses tipos de casos dentro das nações.
Outro ponto relevante nessa temática, são as atitudes e pensamentos da sociedade que ainda é agente ativa na segregação no meio do fake news. Um exemplo disso, são as pessoas que leem notícias falsas sobre tal assunto, e nisso julgam essas notícias sem saber se é verdade causando preconceitos e conflitos. Assim, uma mudanças nos valores da sociedade é imprescindível para transpor as barreiras da construção educacional para combater o fake news.
Diante disso, portanto, cabe ao governo, em parceria com a instituição de ensino, implementar políticas públicas nas escolas, por exemplo, oferecendo capacitação aos docentes e equipes pedagógicas para implantação das ações de prevenção, orientação e formas para combater o fake news, pois as escolas é a principais arma do estado. Logo, a mídia através do seu potencial veiculativo, deve mostrar para a sociedade a importância de acabar com o fake news, a fim de que não haja preconceito, guerras e conflitos na internet. Com isso, afirma-se máxima de Paulo Freire, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco a sociedade muda.
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