O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

Nome: Malu Singnorini Redicopa
Tema: A saúde mental no Brasil e no mundo


De acordo com o filósofo Zygmunt Bauman, as interações dos indivíduos com os seus semelhantes e o ambiente tornaram-se mais fluidas e menos concretas. No decorrer do século XXI, a sociedade haje sob-pressão com o meio de trabalho e tarefas diárias, sendo assim, não cuidam da saúde psíquica e o índice de doenças mentais está aumentando com frequência. Portanto, a saúde mental presente na vida da humanidade deve ser discutida.
Atualmente, o mundo está sofrendo de um mal, a falta de saúde mental e seus efeitos. Devido ao grande esforço ao trabalho e estudos, grande parte da população, cerca de 300 milhões de habitantes, tem ficado com o estado de saúde afetado por conta da pressão exercida, afirma a Organização Mundial da Saúde (OMS). Dentre os transtornos mentais, o principal é a depressão, caracterizada por tristeza e perda de interesse em atividades. Muitas vezes a depressão leva ao suicídio.

Segundo, a psiquiatra Maria Dilma Alves Teodoro, o Brasil é o oitavo país no mundo em número de suicídios, sendo mais de 30% em jovens. Em conformidade com Émile Durkheim, em seu livro ''o suicídio'', ele mostra que o ato de se suicidar não é um fator pessoal, mas sim social. A princípio, tem-se um exemplo disso na série Thirteen Reasons Why, em que a jovem protagonista Hannah Baker sofre de depressão e decide cometer suicídio. Através de dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estimativas confirmam que o Brasil é o país com maior taxa de pessoas com transtorno de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão.

Em suma, é indubitável, que a saúde mental vem atingindo de maneira preocupante a população brasileira e mundial. Sendo assim, faz-se necessário que as pessoas que sofrem com as doenças se conscientizem e procurem ajuda de profissionais na área da saúde, como médicos e psicólogos, dessa forma o tratamento age de maneira efetiva. Cabe ao Governo Federal, a criação de projetos sociais, como clubes de conversas ou aulas de determinados passatempos dinâmicos, por exemplo esporte ou aulas de culinária, a fim de servir como terapia aos mesmos que sofrem da doença, com isso, seria possível erradicar o problema. Sobretudo, ''no meio da dificuldade encontra-se a oportunidade''. Albert Einstein
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!