O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Tema livre

A depressão é uma das doenças psíquicas que mais cresce na sociedade brasileira. Apesar de acometer principalmente em adultos e idosos, a depressão já se tornou a doença mais frequente na adolescência, em razão de cobranças em ações simples do cotidiano. Ante essa perspectiva, faz-se necessário discutir os principais fatores dessa problemática para a sociedade.

Primeiramente, é necessário destacar que a depressão é uma doença que atinge a humanidade desde suas origens, sucedendo o sentimento de inferioridade, tristeza e pessimismo, podendo aparecer em diversas idades e por várias razões. Abordado desde o século XIX pelo filósofo Theodor Adorno "A indústria Cultural, possui padrões que se repetem com a intenção de formar uma estética ou percepção comum voltada ao consumismo", nesse sentido, a sociedade, seguindo a tal lógica, ao não buscar atingir seus objetivos de maneira cada vez mais rápida, muitas pessoas estão desenvolvendo quadros de depressão por conta da frustração e ansiedade de não conquistar imediatamente o que desejam.

Nesse contexto, percebe-se que mesmo com todas essas dificuldades, aqueles diagnosticados com essa doença, tem um árduo caminho até a recuperação, fato que poderia ser minimizado pelo Estado, se não fosse a falta de políticas públicas, com poucos psiquiatras e leitos no SUS (Sistema Único de Saúde), de outro modo, a maioria dos planos de saúde não abrangem ou restringem consultas com especialistas, relatado pelo Conjur (Consultoria Jurídica), consequentemente, conduzindo o Brasil, o país mais depressivo da América Latina.

Desse modo, é importante que o país preste atenção no aumento da depressão entre os jovens. Assim, o Ministério da Educação (MEC) mediador da aprendizagem e acompanhamento, em parceria com as Secretarias de Educação, deve promover por meio de palestras e debates durante as aulas para que eles possam receber orientação necessária com a finalidade de dar base existencial e mostrar novas possibilidades para que não sejam tão cobrados socialmente, Além disso, o Ministério da Saúde (MS) deve fornecer tratamentos psicológicos inserindo um maior número de profissionais dessa área no Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de, tornar acessível para a população consultas e tratamentos.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!